Neste artigo lhe ajudaremos a criar um 'full backup' do cPanel. Como o próprio nome descreve, trata-se de um backup completo de sua conta, incluindo e-mails, estatísticas, arquivos de websites, banco de dados etc. Siga o procedimento abaixo:
1. Faça o login no painel de controle cPanel.
2. Na aba "Arquivos" clique em "Backup".
3. Neste página você terá a opção de fazer um backup completo ou backups parciais. O aconselhável é sempre gerar um backup completo. Clique no item "Baixar um backup de site completo"
4. Na tela seguinte, deixe sempre selecionado a opção do "Destino do backup - Diretório inicial". A opção "Endereço de e-mail", serve para que você seja notificado em seu e-mail quando o backup for finalizado, o arquivo de backup não será enviado para seu e-mail. Você também pode optar por não utilizar esse função, basta selecionar a opção "Não envie notificação de e-mail da conclusão do backup". Feito isso, basta clicar em "Gerar backup".
5. Após clicar em "Gerar backup" você receberá a mensagem conforme a imagem abaixo, e então basta aguardar a finalização do backup, não é necessário que fique aguardando nesta tela, pois o backup já esta sendo gerado.
6. Se você optou por não receber a notificação em seu e-mail, você terá que acessar o gerenciador de arquivos e verificar se o backup foi gerado, para isso ainda logado no seu cPanel, vá em Arquivos > Gerenciador de arquivos. O arquivo do backup deve estar em /home/seuusuário.
7. Após localizar o arquivo, clique sobre ele com o botão direito do mouse e clique em "Download" para baixar ele em sua máquina.
Pronto! Com esse backup em mãos, você poderá restaurar os dados da sua conta para o estado no qual se encontravam no momento da geração do backup, contornando imprevistos desagradáveis.
Atenção: A criação de backup irá tomar parte do espaço em disco contratado. Dessa forma após realizar o download do backup recomentamos que exclui o mesmo do servidor, sem enviar para a lixeira, dessa forma o espaço ocupado pelo backup será liberado. |